Produtividade?

Hoje o meu céu amanheceu cinza. Já acordei cansada, desanimada, como se meu espírito estivesse longe e só me restasse a carcaça.

A rotina nos atropela com um bilhão de informações ao mesmo tempo e exige que tenhamos no mínimo cinco braços e cinco pernas para dar conta de tudo ao mesmo tempo. Multifacetados, eles dizem. Quando, na verdade, querem dizer: superatarefados, estafados e desgastados pelas demandas e palavras de ordem: PRODUTIVIDADE!

Sejam produtivos, sempre produzindo, sempre criativos, sempre com a mão na massa. Como se nosso futuro dependesse única e exclusivamente disso. Ou pior, de nós mesmos. Quando a realidade se mostra totalmente contrária, ligamos a tv e nos deparamos com mortes, desemprego, o dólar tão alto que já ultrapassou o Evereste.

Nem sempre vamos estar bem. Nem sempre vamos ser produtivos. Nem sempre o bichinho da criatividade vai nos morder. E exigir de nós essas qualificações o tempo todo, além de insensível, é uma violação sádica dos limites de um ser humano.

Essa história de produzir o tempo todo, de receber limões e fazer uma limonada ou caipirinha é uma falácia. Não somos robôs.

Às vezes, só precisamos de uma pausa. Respirar fundo, tomar um banho demorado, sem cronometrar os minutos perdidos naquela atividade relaxante. Beber um cafezinho, ler um trecho daquele livro favorito e esperar pelo dia seguinte.

Tão certo como o sol que aponta ao leste todas as manhãs e se despede a oeste todas as tardes, o fôlego da vida vai voltar. Mas, pra que isso aconteça, é indispensável deixar a mente descansar. Amanhã é outro dia…

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s