Arte não é hobby

Arte é vida, é essência, é inspiração, é expressão. É sentimento, é resistência, é paixão.

Eu poderia passar o dia inteiro falando sobre o quanto ela me completa e sobre como eu me conforto nos braços aconchegantes dessa mãe tão calorosa, que me abraçou nos momentos de penumbra e me fez sobreviver ao caos constante da existência humana.

Pela arte estou aqui, me fiz quem sou, vesti meu manto e incorporei meu personagem. Ela me moldou, me transformou, mais que isso, me transmutou. Fez de mim uma metamorfose. Me deu asas e eu pude voar. Me deu voz e então, pude cantar. Me deu as mãos para que eu pudesse assim me expressar. E pintou um sorriso nos meus lábios para que eu pudesse transmitir a mensagem a outras pessoas que também buscam um sentido, um rumo, um caminho.

Ela é acolhedora: acolhe o triste, o solitário, o incompreendido, o marginalizado. Ela é amiga. Ela dá o afago, nos tira do chão. Nos dá o poder de criar universos, de conhecer novas galáxias. Reacende o fogo da esperança e nos faz acreditar.

Ela salva vidas. Ela muda realidades. Ela grita verdades. Ela nos tira a venda. Ela é reflexiva, mas pode ser fantasiosa. E, ainda que fantasiosa, continua sendo reflexiva.

Ela é muitas, elas são várias, todas lindas, todas importantes, todas essenciais. Quem seríamos nós sem a arte? Diga-me!

Que graça teria a vida, se é ela quem nos dá o fôlego? Que cor teria o céu, se é ela quem o pinta? Quem seria eu, se dela eu consisto?

Arte é o que move o mundo, a materialização do ideal, a idealização do material. Ela é muitas coisas, nos oferece um infinito de possibilidades. Ela é a mistura do racional com a emoção. Mas, acima de tudo, guarde esse esclarecimento, para nunca se esquecer: ela também é profissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s